Menu

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dicas sobre preparo de bolo

Faz um bom tempo que não posto dicas.Uma das propostas do blog também é essa. Encontrei essas,achei interessante e resolvi partilhar.
Detalhes pequenos que no resultado final podem fazer diferença.

Dicas

1) É muito importante pre-aquecer o forno. Isso garante uma assado homogêneo e em temperatura média-alta durante todo o cozimento. Ligue o forno assim que entrar na cozinha para separar os ingredientes. Observação: Em um forno com temperatura muito alta, o bolo assará primeiro nas laterais, elevando o centro, provocando o formato “cogumelo”.

2) Sempre asse o bolo no meio do forno, onde a temperatura é mais homogênea. Supondo um forno de duas prateleiras a gás, o nível inferior (chão) a temperatura costuma ficar muito alta e na superior, muito baixa.

3) Para garantir um bolo “molhadinho”, coloque uma forma com água no “chão” do forno. Atenção: faça isso assim que ligar o forno, pois se deixar para colocar quando a água junto com o bolo a temperatura do forno vai cair, visto que terá troca de calor com o bolo e a água. Claro que vc pode colocar uma forma com água já fervendo, mas é mais arriscado de acontecer algum acidente, concorda?

4) Sempre usar ovos frescos.

5) Para um melhor resultado, prefira usar manteiga e ovos em temperatura ambiente. Para isso, basta deixá-los cerca de 40 minutos fora da geladeira.

6) Sempre usar manteiga sem sal. Para mim, essa regra vale sempre! Para qualquer coisa que eu cozinhe que leve manteiga.

7) Quando usar farinha integral (nunca deve-se usar mais que 50% do total de farinha da receita), peneire para eliminar os grãos maiores. Na verdade, você pode sempre peneirar todas as farinhas se desejar. A princípio, isso deixa a massa mais fofa.

8) Sempre use o açúcar refinado. Cristal ou demerara podem aparecer em algumas receitas (raro!), mas em geral eles exigem que o açúcar seja dissolvido na manteiga em fogo brando.

9) se for fazer um bolo que leva passas, gotas de chocolate ou similares, antes de acrescentá-los a massa (geralmente uma das últimas coisas a serem feitas antes do bolo ir para o forno) passe-os na farinha. Uma colher de sopa para uma xícara costuma ser o suficiente. Isso garante que eles sejam distribuídos uniformemente na massa. Ou seja, não fiquem concentrados no fundo da forma.

10) O fermento geralmente deve ser o último ingrediente a ser acrescentado, pois conforme coloquei acima, ele deve ser misturado apenas,até que seja incorporado à massa. Muitas receitas determinam que ele deve ser acrescentado junto com a farinha (no meio do processo, geralmente depois de ter dissolvido o açúcar na manteiga). Eu sempre ignoro essa recomendação e o acrescento no final.

11) Não esqueça de untar a forma antes de colocar a massa. O que é isso? Nada mais do que passar manteiga, margarina ou óleo por toda a parte da forma em que a massa deve entrar em contato. Você também pode polvilhar com farinha depois de untar como garantia extra. Se não untar a forma, não conseguirá desenformar o bolo ou terá dificuldade de cortar pedaços inteiros.

12) A não ser que você esteja fazendo um brownie ou cupcakes/muffins, um bolo não estará assado antes de passados 40 minutos. De nada adianta ficar abrindo o forno de 5 em 5 minutos para ver se já está bom. Tente resistir a tentação de abrir a porta do forno pelo menos nos primeiros 3/4 do tempo de cozimento indicado na receita. Este é um período crítico do cozimento e da ação do fermento.

13) Para verificar se um bolo já está cozido, enfie um palito/garfo/faca no centro. Se sair limpo, o bolo já cozinhou por inteiro. Se ele sair com massa grudado nele, ainda deve ficar alguns minutos no forno.

14) Não tente desenformar o bolo quando ele estiver quente, pois provavelmente ele rachará ou se quebrará.

*Como última dica queria sugerir que sempre que possível acrescente algum legume a sua massa de bolo. Eles não costumam alterar o sabor e ainda proporcionam mais umidade ao bolo. Sem contar que acrescentam nutrientes. Algumas sugestões são o bolo de cenoura (claro!) e abobrinha ou purê de beterraba no bolo de chocolate. Hummmm…


Fonte: Dicas para um bolo perfeito

                                                                       

13 comentários:

  1. Muito importante seguir as dicas para um bolo perfeito ou outra receita.Maravilha.Parabéns por compartilhar dicas tão preciosas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, tem tempo que não faço bolo aqui em casa, deu vontade agora, rs, bjs

    Meu blog: FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  3. O que estou sempre fazendo e está
    dando um ótimo resultado é colocar as claras em neve,
    o bolo fica bem macio.

    ótimas dicas.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. olá ...nossa adorei o blog, e as matérias....aproveito pra deixar endereço do meu cantinho passa lá pra conhencer...tá rolando sorteio...
    http://designvisuall.blogspot.com.br/

    bjs...flor

    ResponderExcluir
  5. Excelente post... Essas dicas são D+
    Muito obrigada pela visita, volte sempre que quiser. As postagens no Blog são diárias (ou sempre que possível), e lá como você já sabe, se encontra um pouco de tudo: Receitas, Dicas, Artesanato... E é um prazer ter a sua companhia :0)
    Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. que ótimas dicas... gostei muito. algumas já pratico e outras vou começar...

    beijos e ja estou seguindo...

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, a da forma com água eu não conhecia e a do açúcar sempre faço com a cristal e nunca tive problemas!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, Maria! Algumas vezes apanho do forno aqui de casa, outo dia perdi uma massa inteira de brevidade, fiquei maluca, mas fazer o que não é!? rsrsrs
    Com estas dicas maravilhosas vou aprender muito, obrigada por compartilhar! Desejo um lindo dia! Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá:)

    Dicas nunca são demais e dão sempre jeito. Obrigada pela partilha:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria tudo bem?
    Adorei todas as dicas embora algumas eu já faça assim mas nunca é demais saber algumas novas<<um beijo:))

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria!!
    Nada como dicas para fazer um bolo fofo e gostoso.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria!!
    Nada como dicas para fazer um bolo fofo e gostoso.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir

BEM-VINDOS.
OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO.
SINTA-SE A VONTADE E VOLTE SEMPRE!!!!!