sábado, 9 de julho de 2016

Alimentação saudável no inverno



Encontrei essas dicas,achei interessante compartilhar.Assim como no verão,nas outras estações e também no inverno,uma alimentação saudável,é um fator importante no equilíbrio e no bom funcionamento do nosso corpo,sem esquecer das atividades físicas.


(Para ver as receitas é só clicar nas fotos)

  • Com esse friozinho, o que mais dá vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e, claro, mastigando alguma coisa gostosa. No inverno, como a temperatura cai, o organismo gasta muito mais energia para manter o corpo quentinho. É por isso que sentimos mais fome! E, se não tomarmos cuidado, o ponteiro da balança sobe mesmo, sem dó e nem piedade. Para que isso não aconteça, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação. 

  • A grande dica para as noites de inverno é investir nas sopas e caldos, já que muitas vezes possuem verduras e legumes em sua receita. Porém, tome cuidado para não misturar mais de uma fonte de carboidrato na mesma receita. Ou seja, se você optar pela batata, não deve usar o macarrão ou o arroz (dica para os que gostam de canja). Vale escolher qualquer tipo de hortaliças para incrementar os caldos: couve, abóbora, abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis, repolho, tomate, espinafre, beterraba, cenoura e vagem.

 Caldo verde


  • Os vegetais folhosos colaboram para que haja maior número de mastigações. Com isso, a sensação de saciedade chegará mais rapidamente e não haverá necessidade de ingerir grandes quantidades. Alimentos quentes também levam a uma saciedade precoce.



 Salada de quinoa
  • As frutas também costumam perder espaço no inverno, outro grande erro para quem quer manter uma dieta equilibrada – uma boa alternativa é utilizar as frutas em purês e geleias, que podem ser feitos com açúcar light de forno. Além das frutas, as hortaliças também não podem ficar de lado – os resfriados e gripes podem ser evitados, sim, por uma alimentação rica em antioxidantes, que são encontrados nesses alimentos, bem como nas frutas da época: morango, mexerica e caqui. 
     
 Doce de manga
                           
  • E o desejo pelo chocolate, como fica? É possível incluí-lo no cardápio na forma de cacau em pó ou chocolate com alta porcentagem de cacau, que é mais rico em antioxidantes e tem menor adição de açúcar e gordura. Porém, é importante alertar que essas alternativas também são calóricas e devem ser consumidas em pequenas quantidades. 
 Chocolate quente



  • A prática de atividade física também não deve ser esquecida no inverno. A boa notícia é que nesta época do ano nosso metabolismo está mais acelerado e com isso conseguimos perder mais peso, aliando alimentação saudável à prática de atividade física. 
  • A última dica é beber muita água. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas, pois estamos numa estação extremamente seca!

9 comentários:

  1. Maria, um abração p você...
    Ótimas dicas nos mostra aqui. Gostei muito!!
    Cuidar da saúde é importante e valioso!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Maria.
    Que dicas legais, nesse tempo frio devemos ter alimentação que nós esquente um pouco. Um feliz julho. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas e no friozinho não poderia esquecer o chocolate! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria!
    Ótimas dica mesmo, e melhor ainda pq tem tudo que eu gosto kkk
    Bjssss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Uma maravilho só que do outro lado do Atlântico está um calor enorme apetece só coisas frescas.
    Um abraço e bom fim de semana.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
  6. As sopas são uma boa escolha, gostei Maria, chocolate também ajuda...
    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria
    Gostei das dicas, mas não consigo deixar o chocolate, eita danado de bom.
    bjs e boa semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰
    Olá!! Que ótimas dicas!! No inverno temos a tendência de comer muito e muitas coisas que não são tao saudáveis assim né
    Vim bordar um recadinho para divulgar o 1º curso de pano de prato presencial feito por Hilda's Bordados e que é inteiramente gratuito! Uma oportunidade para quem mora em Belo Horizonte e precisa melhorar a renda ou mesmo ter um hobbie ou aprender algo novo! Se souber de alguém por aqui pode indicar que estarei a inteira disposição para tirar qualquer dúvida e fazer o melhor curso!
    Muito sucesso e que Deus abençoe você e sua família!
    https://hildasbordados.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCBptH8iCKWtTUr0Mx2fdcTQ
    ⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰

    ResponderExcluir
  9. São boas as dicas, Maria, e o chocolate quentinho no inverno, nas tardes frias, é puro aconchego.

    ResponderExcluir

BEM-VINDOS.
OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO.
SINTA-SE A VONTADE E VOLTE SEMPRE!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...