Menu

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Alimentação saudável no verão

Com a chegada do verão alguns cuidados precisam ser observados com a saúde,especialmente com a alimentação.As dicas abaixo são importantes para que se possa enfrentar e aproveitar o calor de uma forma saudável.

O verão é a época do ano mais propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, curtindo o sol e a natureza. É a estação das férias, quando as pessoas querem aproveitar as praias, sol, mar e calor. Mas as altas temperaturas exigem cuidados especiais com a alimentação e a saúde. Para aproveitar de forma saudável as altas temperaturas desta estação do ano tão esperada, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação, saúde e a hidratação do organismo.

Durante o verão e nos dias ensolarados, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Por isso, é importante que se aumente bastante a ingestão de líquidos, para repor a perda líquida do organismo e mantê-lo sempre hidratado.

Uma excelente opção para o verão seria a água-de-coco. Por apresentar baixo valor calórico, a bebida pode ser utilizada para substituir a água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa.

Outro cuidado importante que se deve ter durante o verão é com a alimentação.

O dias de temperaturas elevadas geralmente provocam uma inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que é um aspecto ruim, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período.

A melhor forma de contornar este problema é consumir, durante o verão, alimentos saudáveis e de fácil digestão, como as frutas, saladas, legumes, carnes magras, sanduíches leves, vitaminas de frutas e sucos naturais. É importante ter cuidado com o consumo de frituras e alimentos muito gordurosos, que no verão se tornam mais difíceis de serem digeridos.

O cuidado com manuseio e preparação dos alimentos também é muito importante, pois, no verão, a proliferação bacteriana é elevada devido ao calor, podendo causar certos tipo de contaminação aos alimentos.

Devemos ficar atentos também às bebidas alcoólicas, que geralmente são consumidas com maior freqüência, como por exemplo a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação e perda de líquido intensa pelo organismo.

Por todos esses fatores, é necessário um maior cuidado com a saúde durante a estação, para que se tenha disposição e energia suficientes para aproveitar e desfrutar intensamente a melhor época do ano!!!!!!
Fonte: Alimentação saudável no verão

Sugestão:

                                           
                                         Salada colorida                                                                   Limonada suíça  

                
                                                                     
                                                                                        Salada de frutas

11 comentários:

  1. Olá Maria! Que postagem elucidativa! Obrigada por compartilhar. Gostei da sugestão da salada de frutas no abacaxi. Um charme! Um abraço, Paula

    ResponderExcluir
  2. Aqui procuro sempre comprar muitas frutas , pois é o que as crianças mais comem.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um post muito útil...aquela limonada suíça deve ser muito refrescante!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Maria.
    Excelentes as suas orientações,a saúde tem que vim em primeiro lugar,estou tomando muita água de coco, buscando aqui e no blog da Marlene receitas leves,almocei um frango caseiro e daqui fiz o pavê,ambos ficaram uma delicia.
    Uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. "Aqueles que passam por nós, não vão sós,
    não nos deixam sós.
    Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Antoine de Saint-Exupéry)
    Uma linda e abençoada semana.
    Limonada suíça, tudo de bom !!!!
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde minha querida, adoro vir aqui ler seus post!
    Minhas filhas já vem com o caderninho para anotas as receitas!
    Tenha uma linda semana, repleta de bençãos de Deus!
    Obrigada pelo carinho de sempre!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Essa salada parece ótima!
    Alimentos leves vão sempre super bem no verão.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria sou muito a favor de suco natural,essa salada de fruta no abacaxi...Delicia..gosto de abacaxi..
    Deixo aqui meu carinho e paz.
    http://reginaladydepaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Como sempre, dicas maravilhosas! Salada, suco e salada de frutas super tentadores! Amei como vc apresentou a salada de frutas, ficou lindo, amei!! Desejo um ótimo restinho de tarde e uma linda noite! Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria
    Ótimas sugestões,a salada de fruta no abacaxi deixou-me com água na boca.
    Beijos amiga e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Maria.
    De incio uma ótima quarta-feira.
    Estou fazendo algo diferente no blog,pedindo a contribuição de cada um, que pesquise algo sobre essa doença,feocromocitoma,copie e cole,ou relate da sua maneira no meu email ,mirtes_bastos_stolze@hotmail.com. e eu publicarei todas as quintas -feiras dizendo que nos ajudou,com o link do blog que contribuiu.
    Beijos.

    ResponderExcluir

BEM-VINDOS.
OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO.
SINTA-SE A VONTADE E VOLTE SEMPRE!!!!!