quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dicas e segredos na cozinha

Dicas são sempre bem-vindas,ajudam e facilitam o trabalho na cozinha.Quem nunca recorreu a eles? 
As fotos são de receitas que já postei.

                          
                                 Couve-flor gratinada                                             Risoles de palmito

                          
                     Salada de macarrão,legumes e verduras             Camarão ao leite de coco




ALHO: Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

BABA DO QUIABO: Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

BOLO QUEIMADO: Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

FEIJÃO: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

CENOURAS E AIPOS: Para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Escorra e seque levemente depois

BATATA FRITA SEQUINHA: Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

CHEIRO DE FRITURA: Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

PURÊ: Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.

CONGELAMENTO DE CREPES E PANQUECAS: Intercale-os com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar e congele.

COUVE-FLOR: Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

COGUMELOS FRESCOS: Para manter os cogumelos frescos, embrulhe-os em um saco de papel pardo, cortando-os depois em tiras finas. 

BISCOITO GRUDADO: Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente. 

DESCONGELAMENTO DA CARNE EM PEDAÇOS: Para descongelar carne em pedaços inteiros coloque-a embrulhada, numa vasilha com água. Coloque sal na água e no pacote e tampe por uma hora. 

UNTAR ASSADEIRA: Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente. 

DESCONGELAMENTO DA CARNE MOÍDA: Para apressar o descongelamento da carne moída, salgue a quantidade que irá usar. O sal apressa o descongelamento. 

BANANA FRITA: Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura. 

FARINHA DE TRIGO: Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Congele na própria embalagem ou em sacos plásticos. 

FRANGO EMPANADO: Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem. 

FRITURA: Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura. 

POLENTA: Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido). 

MACARRÃO MAIS SOLTO: Na hora de cozinhar, pingue algumas gotas de óleo na água. Isso impede também que a água transborde quando ferve, poupando seu trabalho.

COBERTURA DE BOLO: Uma cobertura de bolo rápida e fácil? Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

NENÊ EM FASE DE DENTIÇÃO: Retire a casca e as sementes da laranja, divida-a em gomos, embrulhe-a em filme plástico e congele. Quando o nenê estiver chorando por causa do nascimento dos dentes, dê um gomo desta laranja congelada. Serve para acalmar, pois o gelo anestesia a gengiva e a vitamina C é aproveitada pelo organismo.

FATIA DE MAMÃO: Uma boa fatia de mamão ingerida em jejum todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e do fígado.

OVO GELADO: Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão. O correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento. Como referência, saiba que, no instante em que a água entrar em ebulição, um terço da clara já esta coagulada.

CENOURA: A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

RASPAS DE LIMÃO E LARANJA: Congele as frutas e, na hora de utilizá-la rale a quantidade pedida pela receita

TRIPINHA DO CAMARÃO: Tirar a tripinha preta que envolve o dorso dos camarões não é tarefa fácil , mas se você deixá-las de molho por meia hora em água fria com vinagre e limão seu trabalho será menor.

TOMATES CONGELADOS: Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados.
Fonte:Dicas e segredos


22 comentários:

  1. Boa tarde Querida Maria.
    Que maravilha de postagem, acabo de receber uma alta, anotei as suas digas.
    Uma feliz fds.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas...super úteis!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria !
    Adorei as dicas, algumas já conhecia, e muitas outras ainda não, e dessas gostei muito da banana frita, foi muito boa e é uma coisa que vivo fazendo, amei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito boas, Maria! Peguei algumas pra mim... A de untar c aveia, a de tirar o cheiro de frituras c canela, a de batata frita sequinha... Obrigada!

    Boa noite... Gostei da sua Ciranda por lá... Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, quanta dica boa! A da cheiro de fritura eu não conhecia essa... sempre coloco na água e deixo fervendo. Foi muito bom aprender...
    E suas receitas são sempre deliciosas!
    Um bejim pra você!

    ResponderExcluir
  6. Que beleza de dicas! Coisas simples, mas que chegam de quem realmente tem experiência! Adorei! Obrigadão! Valeu! bjs, chica e boa noite!!

    ResponderExcluir
  7. OI MARIA!
    TAMBÉM CONHECIA ALGUMAS DAS DICAS, MAS MUITAS, GOSTEI MUITO DE CONHECER AQUI.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dicas aprovadíssimas querida Maria! è muito bom conhecer dicas que possam nos ajudar no dia a dia da cozinha, essas fazem uma enorme diferença, amei! Desejo um dia feliz e cheio de paz! Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria adorei as dicas obrigado são sempre bem vindas.
    Deixo meu carinho e paz.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria quantas dicas proveitosas, beijinhos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Mais um final de semana.
    Nesse postei um pouco de mim
    para você começar a me entender .
    E quem sabe você também a partir
    de hoje me veja com mais amor.
    Uma vez por semana minha postagem
    vai falar sobre mim.
    È necessário falar um pouco de mim,
    e acima de tudo acreditar na presença de
    Deus na sua vida,
    quando os caminhos se confundem é necessário voltar,
    começar a vida tudo de novo independente da nossa idade.
    Que , Deus te cubra de benção
    principalmente de onde tudo parou.
    Um abençoado final de semana.
    Aceite o carinho que hoje te dou
    beijos na sua alma linda.
    E muita paz no seu coração ,
    Evanir..

    ResponderExcluir
  12. De todas as dicas a do bolo queimado serviu pra mim, pois meu forninho
    esta pedindo outro e está queimando os bolos .
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ola minha querida amiga mt boas esas dicas gostei mt me pode mandar para a isanacozinha@hotmail.com ia gostar mt de ler no meu programa se pode me nade e se quizer claro um grande beijinho

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria, adorei as dicas, principalmente a do tomate. Ontem comprei muitos no supermercado e já vou congelar alguns...
    Bjsssss amiga e um FDS hiper maravilhoso e abençoado p/vcs

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Maria.
    Vim agradecer o seu carinho, amei o salmo.
    Um feliz fds.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria:)

    Que boas dicas! Dão sempre muito jeito:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Lindo dia amiga,
    Vim desejar um més de setembro iluminado, que seja um més abençoado.
    Uma feliz semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Maria, amo quando recebo carinho como o seu no meu blog. As dicas aqui postadas são maravilhosas.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Maria, amo quando recebo carinho como o seu no meu blog. As dicas aqui postadas são maravilhosas.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga que dicas boas, sabe que me inspirou a fazer uma postagem assim é tão útil né, às vezes uma coisinha de nada salva a gente na cozinha. beijokas. Tem uma tag lá no blog pra você, espero que goste. http://casagabi.blogspot.com.br/2014/08/tag-sugestoes-de-entretenimento.html

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga
    Hoje vim agradecer a sua linda visita ao meu cantinho.
    Muito obrigada!
    Uma linda e muito abençoada semana para você!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  22. Esse risoles me deu uma fominha!!!
    Essas dicas são maravilhosas pra quem esta começando na cozinha!
    Adorei a ideia
    Beijos, Nath
    Tenha uma linda semana

    ResponderExcluir

BEM-VINDOS.
OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO.
SINTA-SE A VONTADE E VOLTE SEMPRE!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...