Menu

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Ingredientes que podem ser substituídos nas receitas

Quem nunca passou por uma situação dessas,ou parecida.Começar uma receita é só depois perceber que um ou mais  ingredientes estão em falta. 
Não testei,mas como toda dica é sempre bem-vinda estou compartilhando.
As fotos são de receitas que já postei.


Bolo integral de frutas                        Carne ao vinho com batatas


1 – Cerveja
Algumas receitas pedem que você inclua um copo ou uma lata de cerveja, para ajudar a dar tempero a assados e carnes de panela, por exemplo. Se você não tem cerveja em casa ou prefere manter o álcool longe da sua cozinha, a solução é muito simples: use caldo de carne. Como o objetivo é apenas temperar, a substituição não vai fazer tanta diferença.

2 – Farinha de rosca
Muito utilizada para empanar, a farinha de rosca é o típico ingrediente que costuma “sumir” do armário quando você mais precisa. Se, no momento, você tiver pão seco disponível, bata-o no liquidificador para obter a farinha. Se, por outro lado, essa não é uma opção, basta esfarelar bolachas de água e sal ou torradinhas – o efeito é o mesmo.

3 – Xarope de milho
Diversas receitas utilizam o xarope de milho em sua composição. Mas, a menos que você seja uma cozinheira de mão cheia, dificilmente terá xarope de milho em casa. Por isso, como ele é usado para substituir o açúcar, você pode trocá-lo por outro produto, muito mais popular: o mel.

4 – Creme de leite
Usado em receitas práticas, como o strogonoff, o creme de leite nem sempre está à mão. Se você já estiver com a receita a meio caminho da mesa e, de repente, perceber que o creme de leite disponível acabou, use o leite para substituí-lo. É só acrescentar 1/3 de xícara de chá de manteiga a ¾ de xícara de chá de leite.

5 – Ovos
Quem nunca começou um bolo e, só depois de misturar diversos ingredientes, percebeu que não havia ovos na geladeira, não sabe o que é passar raiva. Acredite ou não, eles podem ser substituídos por nada menos que banana amassada com fermento. Meia banana e meia colher de chá de fermento equivalem a um ovo.

6 – Óleo
Outro ingrediente cujo substituto é quase inacreditável. Troque o óleo de suas receitas por maçã. Isso mesmo, a fruta. Além de menos gordurosa, a maçã é uma boa opção para incluir mais frutas na alimentação – e a diferença nem pode ser notada. Uma xícara de maçã substitui com perfeição uma xícara de óleo, nas receitas de bolos e biscoitos.

7 – Açúcar
Algumas pessoas gostam de ter alternativas mais saudáveis para usar no lugar do açúcar branco – seja refinado ou não. Uma boa opção é o açúcar mascavo. A proporção é de 1 xícara e ¼ de açúcar mascavo para cada xícara de açúcar branco. Outra proposta é usar ¾ de xícara de mel para cada xícara de açúcar branco.
Fonte(texto):Dicas e truques

15 comentários:

  1. Maria, boa dica, dá para salvar o almoço, beijos amiga

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Maria. Essas dicas são como se diz: O anjo da guarda da cozinha, ou da cozinheira, quem sabe!!!! Bjs, boa semana.
    www.recicleiavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria.
    Deu água na boca.
    Se deu.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria.
    Deu água na boca.
    Se deu. :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria!

    Obrigada por aceitar!
    Então, vou bolar as perguntas e depois enviarei para você.
    Meu e-mail é: nadjaprado@yahoo.com.br
    Por favor, mande o seu e-mail, para que eu possa enviar as perguntas e alguns detalhes, tá bão?
    Qualquer dúvida é só falar!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Dicas maravilhosas querida Maria! Muito bom saber que dá pra substituir por outras coisas e o efeito é o mesmo, amei!
    Desejo uma abençoada noite e um lindo amanhecer! Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas amiga.Vou guardar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que maravilhas Maria, quanta dica boa, nunca imaginei tais coisas, valeu!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria!
    Adorei suas dicas e aprendi mais um pouco. São tão necessárias estas informações nas nossos apontamentos e que nos ajudam em momentos delicados.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde amiga, que receitas maravilhosas, adorei as dicas!
    Tenha uma linda semana repleta de bençãos de Deus!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Maria.
    Muito útil essas dicas, gostei de ler a postagem.
    Uma linda quarta feira.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi MAria o que eu mais achei interessante foi a dos ovos e do óleo, vou testar viu.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  13. Excelentes dicas.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  14. ola minha querida amiga me desculpe de so agora estar aqui mas ando mt tarefada com o meu novo projecto ia adora poder falar destas dicas no meu programa se vc esta de acordo se assim o for me mande um mail para isanacozinha @homail.com era com um grande prazer poder o fazer mas sem o seu acordo nao o fazerei claro pois é um programa que é ouvido no mundo enteiro mesmo vc pode ouvir sem mais fico a sua espera um grande beijinhos e uma feliz semana

    ResponderExcluir

BEM-VINDOS.
OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO.
SINTA-SE A VONTADE E VOLTE SEMPRE!!!!!